terça-feira, 29 de janeiro de 2013

XXIII G.P. Fim da Europa

Este domingo realizou-se o XXIII G.P. Fim da Europa. Prova de aproximadamente 17km, que vai do centro de Sintra e até ao ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca. Apesar de já ir na sua 23ª edição, a prova não se realizou o ano passado por falta de verbas, mas um grupo de "benfeitores" realizou à mesma um treino que teve uma enorme adesão e que serviu para mostrar à organização desta magnífica prova, que a mesma se pode fazer com menos recursos e que os atletas que lá vão, não o fazem pelos prémios mas sim pela excelência do percurso e das vistas que a mesma proporciona.
Basta uma pequena pesquisa no google sobre esta prova para lerem dezenas de relatos sobre a mesma e comprovarem que a opinião é unânime. Quem vai, só pensa em lá voltar no ano seguinte.
Falando agora da minha prestação.
Pedro, Bruno, André, eu, Jorge e Vitório
O Vitório foi-me buscar e arrancámos para Sete Rios onde íamos esperar pelo Bruno que chegava de comboio às 8h. Chegámos a Sintra às 8.30h e esperámos dentro do carro, devido à forte chuva que não parava, até às 9h, quando chegou o resto do pessoal (Pedro, André e Jorge). Despachámos as mochilas com uma muda de roupa para vestir no final da prova e como não parava de chover fomos para baixo de um toldo de um café. Já que ali estávamos comemos uma queijada de Sintra. A chuva parou e fomos fazer um ligeiro aquecimento para a zona da partida. Aqui deu para encontrar vários atletas conhecidos da blogosfera (Isa, Pedro e João), alguns deles ainda não os conhecia pessoalmente e foi um prazer (Rute e Vítor). O ambiente era muito descontraído e quase nem demos pela partida.
Aqui dá para ter a noção da subida e
também para ver as árvores caídas.
Os primeiros 4km são sempre a subir pelo meio de Sintra, num percurso muito bonito e onde podemos perceber a força da Natureza, pelo imenso número de árvores caídas. Esse cenário de devastação acompanhou-nos ao longo de quase todo o percurso e deu também para ver o magnífico trabalho feito pela organização da prova na limpeza das estradas para poderem garantir um elevado grau de segurança aos atletas.
Passados esses 4km, o pelotão já está mais alongado e entramos num percurso mais plano (algumas subidas e descidas mas de pouca inclinação). Pensei que a subida anterior ia fazer uma mossa maior nas pernas, mas sentia-me bastante bem e por isso tentei forçar um pouco o andamento, mas estranhei o facto do Vitório vir sempre dois ou três metros atrás de mim. Ele que serve sempre de meu rebocador (principalmente) nas subidas, não estava a conseguir acompanhar. Perguntei-lhe como estava e disse-me que não sentia cansaço, mas pura a simplesmente as pernas não queriam andar.
Sabíamos que ao km 10 iríamos ter uma subida muito complicada e que depois seria sempre a descer até à meta e até essa subida conseguimos manter um ritmo a rondar os 5:30 m/km. Por várias vezes lhe perguntei como ele estava e a resposta era sempre a mesma "Isto hoje não dá. Parece que as pernas não querem mesmo andar. Vai tu embora, que estás bem." ao que eu respondia que após tantas provas em que fui eu a âncora dele, não o ia deixar para trás tão longe do final. Chegados à famosa subida no km 10, ele viu-se mesmo forçado a parar de correr e fizemos metade da subida num passo acelerado mas a andar.
Depois começava a descida de quase 6km que nos levaria até à meta. Tentei novamente forçar o andamento mas ele dizia-me que não dava e para me ir embora. No km 13, depois de muita insistência do Vitório para que me fosse embora, perguntei-lhe se dali para a frente ficava bem. Ele disse que sim e resolvi ir mais rápido.*
A passagem pela meta (foto João Lima)
Pelas contas do meu telemóvel, cortei a meta no Cabo da Roca com 1h31m01s e com 16,40km, o que dá uma média de 5:33m/km (o tempo oficial foi de 1h32m43s para 16,945km o que dá uma média de 5:28m/km).
Depois de recolher a mala com a roupa seca que tinha levado, beber um cházinho quente e comer uma banana, esperámos pelos restantes elementos do grupo e regressámos a Sintra nos autocarros que a organização tinha para o efeito.
A prova é fantástica e ao terminarmos ficamos logo com a certeza de que para o ano queremos lá voltar.
Esta entra diretamente para o primeiro lugar do pódio na minha lista de preferências.

Dados estatísticos (Endomondo):
Distância: 16,400km
Tempo: 1h31m01s
Média: 5:33 m/km





GALERIA

*Esta situação é terrível para os dois e só o facto de termos uma boa amizade e muitos kms de corrida juntos faz com que isso se torne natural. Participamos sempre juntos nas provas, mas essa competição cada um tem consigo próprio e nunca um com o outro. O que está melhor fisicamente, sente-se mal ao deixar para trás o companheiro que vai em dificuldades e tenta incentivá-lo. Quem está pior, também se sente mal, porque sabe que está a "empatar" o outro e que se não fosse isso, o outro conseguiria um tempo bastante melhor.

12 comentários:

  1. Gostei muito do teu relato Tiago. Fizeste uma óptima prova. Parabéns!
    Acho que é mesmo unânime que todos adoraram esta prova e que para o ano querem voltar.
    Beijinho e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Para o ano espero conseguir voltar a estar presente. Temos de nos inscrever logo no 1º dia de inscrições. :)

      Eliminar
  2. Tiago, aproveito para deixar aqui, registado para todo o sempre :D os meus agradecimentos pelo teu incentivo ao longo de toda a prova. Ontem era dia de fazeres um tempo à vontade abaixo da 1h30m, mas não era dia para eu te acompanhar.

    Nesta situação, em que a diferença de desempenho é notória (e viste como me arrastava) agradeço e insisto que ao sexagésimo pedido (pode ser antes!!!) para ires à procura do teu melhor tempo o faças.

    Em resposta aos meninos incendiários e faquires,quero frisar, que não existe qualquer tipo de competição entre nós e para mim as corridas (e o exercício físico em geral) apenas têm estes objectivos:
    - Satisfação pessoal
    - Saúde física e mental
    - Convívio

    Um abraço e até à próxima corrida e/ou treino.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses "incendiários" por mais que treinem nunca irão ter saúde mental. :)

      Eliminar
  3. Parabéns Tiago! Pouco mais de hora e meia numa primeira experiência, imagina o que podes evoluir. Uma prova que tem tanto de difícil como de bonita!

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Excelente Tiago. Mesmo com um dia menos bom do Vitório acabaram ambos por fazer um bom tempo. Se, à partida, me vendessem o vosso tempo, eu comprava.
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro. Tu também fizeste uma prova excelente.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Tiago, gostei do teu relato.
    Tem de haver condições para esta prova se realizar sempre.
    É espectacular.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boas Tiago, muito boa crónica e muito boa prova. Parabéns. Percebo perfeitamente a questão de correr com amigos, comigo passa-se exactamente o mesmo - temos de saber interpretar se numa prova o amigo "precisa" mesmo de nós para acabar a prova, conseguir um recorde pessoal (o que já me aconteceu), etc, e aí é nosso dever "ajudar" ou se pura e simplesmnente hoje não é um dia bom e com maior ou menor esforço ele vai chegar ao fim e nestes casos é andar e na meta esperar por ele e aplaudi-lo à chegada.
    Tb gostei muito da parte "...não parava de chover....fomos abrigar-nos num café....e JÁ QUE LÁ ESTAVAS (assim só por acaso, não é?)" toca a emburrachar uma Queijada de Sintra...tá bem abelha:D
    Um dia tb hei-de fazer essa corrida....essas subidas são para mim!!!
    Abraço e Boas Corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de ir lá Carlos. Esta corrida é mesmo especial e por mais que se leia sobre ela, só quem lá vai consegue sentir essa magia.
      Abraço e boas corridas para ti também.

      Eliminar