domingo, 28 de abril de 2013

36ª Corrida da Liberdade

Dia 25 de Abril, como habitualmente, realizou-se mais uma edição (a 36ª) da Corrida da Liberdade, que tem como percurso, o mesmo trajecto que os carros percorreram no dia da revolução em 1974, desde a Pontinha aos Restauradores.
Como morei praticamente toda a minha vida na Pontinha, desde muito novo que me habituei a assistir a esta prova, que passa mesmo à porta dos meus pais. E assim que apanhei o bichinho da corrida, esta prova passou a figurar como um dos meus grandes objetivos. O ano passado não estava cá nesta altura, mas este ano não podia falhar.
Encontrei-me com o Vitório e fomos para a Pontinha às 9:45h, onde nos encontrámos com o Pedro e o André. Entretanto chegou o Bruno mais o irmão e ficámos à conversa também com o Quintaninha.
Fomos vendo mais pessoal conhecido e fomos cumprimentar o Pedro Carvalho e os seus amigos que formam agora os Bip-Bip Runners e tirámos a foto de grupo da praxe.
Os "Correr por Nós" com os "Bip-Bip Runners"
Fizemos um ligeiro aquecimento e às 10:15h fomos para dentro do quartel para nos prepararmos para a partida.
Já dentro do quartel.
Após uma bonita largada de pombos, foi dada a partida da prova. Fui logo junto com o Vitório e devido à quantidade de participantes, o primeiro km foi feito num ritmo mais lento (5:06m).
Ao longo do trajeto até Carnide ainda me lembro de ter cumprimentado a Rute e o Vítor e mais uns quantos conhecidos.
Aqui forçámos um pouco o andamento para nos fixarmos nos 4:55m/km que era o que tínhamos definido inicialmente e devido ao calor excessivo, não valia a pena acelerar mais nem pensar em grandes tempos. O abastecimento tardava a chegar e só chegou ao km 6, já com muitos atletas quase em "desespero". Bebi um pouco de água e o resto foi para despejar pela cabeça abaixo.
Sentia-me bem, metade da prova já estava feita, estávamos no ritmo pretendido, estava novamente mais fresco (devido à água) e sabia que depois dos túneis da Av. da Républica e do Saldanha seria sempre a descer até à meta, por isso, agora era só disfrutar da corrida e manter o andamento.
Foi bastante agradável fazer a Av. da Liberdade toda à sombra e com bastante público a incentivar. Junto à meta tinha os meus pais e a minha sobrinha que tinham participado na prova dos 5km.
Terminámos com 51:33m, o que deu uma média de 4:46m/km.

10 comentários:

  1. Parabéns! Grande tempo!
    Eu ainda te vi ao longe no aglomerado de atletas já junto à partida.
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
  2. Belo tempo, parabéns!
    Já começam a ser hábito as médias inferiores a 5 min/Km.

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não me dá o "chlick" como na 1/2 da Ponte, já consigo aguentar-me nos 5m/km. :)
      Abraço

      Eliminar
  3. Houve uma largada de pombos??? Estava mesmo a leste! :)
    Obrigada pela força, ias com um óptimo ritmo!

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Um excelente tempo numa prova tão especial!

    ResponderEliminar
  5. Boa prova Tigas! Mesmo com o calor que estava fizeste bom tempo!Eu fiz 1h02m, com o calor que estava custou-me um bocado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruno. Com este tempo as provas deviam começar mais cedo. Abraço.

      Eliminar