terça-feira, 17 de setembro de 2013

Corrida do Tejo.......... a prova que não me deixa saudades

Através do amigo Carlos Cardoso, fui contemplado com um dorsal para a Corrida do Tejo que se realizou este domingo. Por achar o valor da inscrição elevado, comparativamente com muitas outras de igual distância, no ano passado não fui, por isso, esta foi a minha estreia naquela que deve ser, seguramente, a maior prova de 10km do país, em termos de participantes.

Equipado para a prova e com a devida referência ao blog do Carlos.
Para quem não conseguir ler, o papel diz "PAPA KILOMETROS TEAM"

Fui com o meu amigo Lima e chegámos a Algés por volta das 9h. Esta prova tem a particularidade do número do dorsal ser impresso na t-shirt da prova. Isso faz com que 95% dos atletas esteja vestido de igual e seja mais difícil de encontrarmos pessoal conhecido, que já identificamos como sendo do grupo/equipa A ou B. :)
Mesmo assim ainda consegui ver o casal de Bip-Bip Runners, Carla e Pedro.

A partida estava segmentada em três "caixas" (sub-37, sub-45 e restantes). Como o meu melhor tempo nos 10km foi de 46 minutos e qualquer coisa, fomos para a "caixa" dos restantes.

O Lima e eu antes da partida.
A linha de partida é aquela faixa azul que se vê lá bem ao fundo.

Às 10h em ponto foi dado início à prova e demorámos 1m52s até atravessar a linha de partida (pelo menos é a diferença entre o tempo de prova e o de chip).
O meu objetivo era fazer um tempo abaixo dos 50m, pois sabia que era uma prova com muita gente e estava também bastante calor. O Lima queria fazer melhor que isso, por isso, disse-lhe para ir à vida dele e que esperasse por mim na meta.

Os 2 primeiros kms foram sempre aos SS, a tentar passar caminhantes, pessoal com carrinhos de bebé e um ou outro com um cão pela trela. Nada de novo nestas corridas de massas.

Depois consegui correr mais livremente e estava a fazer uma boa média (4:47m/km) até ao km 7. Altura em que uma besta (quero dizer um estimado atleta) que ia à minha frente, atirou para o meio da estrada, uma garrafa de água fechada e que fez com que torcesse o pé esquerdo. Senti uma dor forte e que andar um bocado. A dor abrandou e retomei a corrida. Já depois do km 8 tive que voltar a caminhar porque a dor voltou a chatear. Nesta altura vejo que à minha frente está a fanfarra dos bombeiros a tocar para animar os atletas e ganhei novo incentivo para retomar a corrida e cumprir o objetivo a que me tinha proposto (fazer menos de 50 minutos).
E assim foi. Consegui acelerar até ao final e cortar a meta com um tempo de 49m55s (mesmo à justa).

A alguns metros da meta. Foto do Luís Santos

A cortar a meta. Foto de Sandra Claro (Correr Lisboa).

Podia ter corrido bem melhor, e ter feito menos uns segundos, mas não fico chateado com isso. Não ia para bater recordes pessoais e o pé depois de muito gelo e pomada, ficou apenas dorido.



Quanto à organização não tenho nada a apontar. O regresso também foi rápido, devido aos autocarros disponíveis para transportar os atletas da zona da meta até ao comboio (tinham-me dito que no ano passado não foi assim). Os resultados ficaram disponíveis muito rapidamente e sem as confusões  de cronometragem que por vezes acontecem em algumas corridas.

A razão de no título ter falado que esta prova não me vai deixar saudades, deve-se em grande parte ao "acidente" com a garrafa, mas também porque cada vez mais começo a não achar tanta piada a estas corridas com muita confusão.

18 comentários:

  1. É verdade Tiago, estas provas com muita confusão nem sempre deixam boas recordações. É por isso que as selecciono com muito cuidado e, cada vez mais, vou deixando cair as de 10 kms.
    Vou investir nas provas de 15 kms para cima, já se faz um "corte" interessante nessa confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei por riscar as minis e as de 8km. Mas quero experimentar antes de tomar essa decisão. Com a do Tejo passou-se isso. Sempre li que era uma prova muito boa, excelente organização e paisagem magnífica. Agora que já a fiz posso confirmar isso tudo. Mas já fiz 3 ou 4 provas na marginal, por isso, o fator beleza do percurso já não pesa assim tanto.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Grande Tiago...obrigado pela referência. Estiveste muito bem, conseguiste cumprir o teu objectivo, mesmo com todas essas contrariedades. E prova que a forma está a melhorar - a comprovar já numa próxima oportunidade - já agora qual é a próxima?
    Tb estou como tu....estas provas com tamanha confusão não me estão a dar aquela "pica"...felizmente o que não falta são provas por aí...tens que continuar a apostar no Trail...só há um pouco de confusão no inicio :)
    Abraço e boa recuperação (ainda bem que foi só susto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A próxima é a 1/2 Maratona de Lisboa. Outra muito confusa mas vou porque é de borla (aplicação Vodafone) e quero bater o meu record pessoal.
      Depois a seleção de provas de estrada vai ser cada mais mais criteriosa e vão aumentar sem dúvida as participações em trails.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Uma das cosias que não gostei da corrida Marginal à Noite foi a confusão gerada. Eram 8km, num percurso de 4km para cada lado, e demasiados participantes. Quando anunciaram a Corrida do Tejo sabia logo que não iria, porque já tinha compromissos para esse dia, mas mesmo assim não fiquei com pena. Também acho que as corridas de 10km nos grandes aglomerados citadinos começam a pecar por excesso de pessoas.
    Ao fim de algum tempo começamos a ser mais "exigentes", não é?
    De qualquer modo, e mesmo com o "acidente", fizeste uma boa prova!
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Marginal à Noite foi uma das que fiz o ano passado e gostei bastante, por ser a 1ª na Marginal e por todo o ambiente envolvente, mas este ano já não fui lá, por esses mesmos motivos que escreveste. Como dizes, e bem, com a "idade de corredor" a avançar, tornamo-nos mais exigentes e criteriosos nas nossas escolhas.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Ainda bem que a questão do pé foi mais o susto.
    Percebo perfeitamente o que dizes em relação ao Tejo, é demasiada confusão. A prova é muito bonita mas é gente a mais. Mesmo assim para quem ia mais atrás a confusão era um pouco menor a partir para aí do 3º ou 4º km.
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim a confusão foi apenas nos 2 primeiros kms. Mas isso era facilmente ultrapassado se as pessoas que já sabem que vão andar ou que levam carrinhos de bebé, tomassem a iniciativa de começar cá mais para atrás e mesmo depois da partida tentarem seguir junto às laterais e sem irem em grupos de 4 ou 5 lado a lado. Eu não vou para ganhar em nenhuma prova, logo não tento partir lá mesmo à frente. :)
      Beijinhos e parabéns pela excelente prova/treino no domingo passado.

      Eliminar
  5. Parabéns Tiago, e ainda bem que não passou de um susto!
    Acho que este tipo de provas são boas para a divulgação, mas mais complicadas quando já se começa a gostar de outro género de corrida. Tu entendes! :)
    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Rute. Eu não crítico estas provas, porque são elas que fazem com que muita gente comece a correr. Quem já corre há mais tempo é que começa a ser mais seletivo. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Tiago, grande tempo!
    Também não gosto da confusão destas provas.
    É como a menina aqui de cima diz, há umas provas fora de estrada que tem menos confusão:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor. Pois é Vítor, depois de dia 6 de Outubro, tenho um palpite que vais estar uns tempo sem ir a provas em alcatrão. :)
      Abraço.

      Eliminar
  7. Parabéns pelo resultado e sobretudo pela superação das dificuldades. Por esse facto poderás dar ainda maior valor à prova que fizeste.
    Parece-me que para diminuir a confusão no inicio bastaria existir uma partida sub60. Assim naturalmente os corredores e os caminhantes não se atrapalhavam e disfrutavam melhor da prova e do belo cenário.
    Continuação de boa recuperação.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joel. Sim, essa era já uma grande melhoria para a prova.
      Abraço e boas corridas.

      Eliminar
  8. Tiveste mais sorte do que eu. Na corrida do BES em Sintra, um otário (quero dizer um estimado atleta) cuspiu em frente e acertou-me na perna esquerda. Quando me virei estava uma senhora atrás de mim, com uma expressão que não indiciava qualquer culpa... Por ser senhora, e pela sua expressão, deduzo que tenha sido um otário (quero dizer um estimado atleta) que depois de fazer porcaria se deixou ficar para trás e escondeu-se... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente às vezes encontram-se nas corridas umas valentes bestas (quero dizer, uns estimados atletas).

      Eliminar
  9. Uma caixa de sub-60 seria uma boa solução até porque existe uma faixa grande de atletas que estão abaixo dos 60' e não conseguem ser sub 45.

    Parabéns pela prova, ainda que tendo sofrido aquele azar (felizmente não foi nada de grave).

    Apesar de ser uma prova com muita gente, não deixa de ser uma prova que aprecio muito. Este ano fui mais tarde para a zona de partida e fiquei mais cá para trás, sem fazer grande esforço para "furar" entre a multidão.

    Fiquei tão atrás (demorei cerca de 5' a cruzar a linha de partida) que nem ouvi o tiro de partida. No entanto, foi o suficiente para que apanhasse menos confusão comparado com outros anos onde, no meio dos restantes, tenter "furar" o mais possível. Mas ainda assim ainda corri um bocado pelo passeio.

    Como não corro para ganhar a prova, nem me importo de ter uma diferença maior entre o tempo de prova e o tempo de chip, uma vez que para mim o que interessa é o tempo de chip, pelo que apenas guardo registo deste.

    Continuação de bons treinos e boas provas.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  10. Olá Fernando. Sem dúvida que a caixa de sub60 iria melhorar bastante. Não há organizações perfeitas (podemos sempre apontar este ou aquele pormenor que corre menos bem), e é com as nossas opiniões que eles podem melhorar em edições futuras.
    Como também não ia para bater recordes, também não me fez diferença demorar mais tempo até chegar à partida.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar